No dia de hoje 05/07 foi divulgado em alguns grupos de whatsApp uma matéria veiculada em um site de noticias, dando em conta que a prefeitura municipal da cidade de Tanquinho, teria passado CHEQUE SEM FUNDO,segundo o secretário Municipal de Finanças do município , o Sr. Vitor Mota, procurou a equipe do site enviando e-mail para esclarecer a verdadeiro fato, mas não alcançou êxito pois não teve resposta do então veiculo de comunicação.
Ao ser questionado pela equipe da A VERACIDADE, Secretário Vitor Mota, fez questão de esclarecer detalhadamente todo o contexto em que ocorreu o episódio.
“ Infelizmente não havia necessidade desse fato ter chegado onde chegou. No dia 18 de junho, às 11:39 horas, logo ao perceber a devolução de um cheque comuniquei imediatamente a senhora Sibele (Fornecedora) , informando-a respeito da devolução que havia ocorrido em razão da conta em questão estar sem saldo no momento, no entanto ela só me respondeu no dia seguinte. Poucas horas depois, fui surpreendido com um avalanche de mensagens e insinuações em grupos de whatsapp em torno das fotos do cheque devolvido.
Conversa do secretário de finanças e fornecedora. |
‘‘Hoje avalio que a real intenção era mesmo gerar uma repercussão política, afinal de contas fui o primeiro a comunicá-la do acontecido, no intuito de dar resolução ao problema. Inclusive, o pagamento só foi feito em cheque justamente porque o titular da pessoa jurídica pela qual era feito o fornecimento, estava com a conta bloqueada e a própria senhora me fez um apelo para que buscasse uma forma de resolver a situação, pois ela alegava dependência daquele pagamento para a reposição de seu estoque.” Disse secretário Vitor Mota.
”Como não era possível fazer uma transferência direta, sensibilizado com a situação, a única possibilidade que encontrei foi emitir um cheque por meio da única conta da prefeitura que ainda possuía talão, a chamada conta de movimento. O primeiro pagamento em cheque foi realizado em maio, no valor de aproximadamente 3 mil reais, sem nenhum problema, e isso em nenhum momento foi mencionado pela mesma.” finalizou Vitor Mota
Segundo apuramos, o cheque no valor R$3.004,50 foi devolvido por não haver saldo em conta naquele exato momento, pois a conta em questão normalmente só é utilizada para receber saldos específicos de outra conta, a do FPM ( Fundo de Participação do Município) quando há demandas de pagamento.O secretario nos relatou que estava ciente de que o cheque seria sacado a qualquer momento, segundo ele informou que durante todo o período anterior havia deixado saldo suficiente em conta para quando isso acontece, porém naquele o mesmo teria executado alguns pagamentos e antes mesmo de repor o saldo foi surpreendido com o acontecido.”
O secretário de finanças do município de Tanquinho, informou que esta a inteira disposição de toda população para qualquer esclarecimento.