Inadmissível : Vandalismo político mancha patrimônio histórico de Tanquinho

Política
3 Min leitura

O ato de pichar muros, considerado crime, é uma afronta clara às leis e ao bom senso. Pior ainda, quando essa prática atinge o patrimônio público, nos deparamos com um desrespeito que vai além da simples infração. Não bastasse a clara ilegalidade, os vândalos que insistem em sujar a cidade com suas marcas deixam claro um desafio às autoridades e à própria sociedade. Pichar não é arte, é crime, e a lei é clara, a pena pode variar de três meses a um ano de detenção. No entanto, essa punição parece não intimidar os infratores.

No último sábado (21/09), o município de Tanquinho amanheceu com uma cena lamentável. Conhecida pelo seu povo ordeiro e pela simplicidade de seus moradores, a cidade viu o Monte da Emancipação, símbolo histórico e turístico, ser alvo de uma ação deplorável. Ao acordar, os tanquinhenses depararam-se com a pichação grotesca aos pés do Cristo, localizada no alto do monte, com a inscrição de um número de partido político. Uma afronta não apenas à lei, mas a toda a história e ao orgulho da cidade.

O Monte da Emancipação, que recebeu esse nome em 1958, quando o município conquistou sua autonomia política, é mais do que um ponto turístico, é um marco identitário para Tanquinho. A ousadia dos vândalos, que sequer se intimidam com a dificuldade de subir o monte, é um reflexo da falta de respeito e consciência. Para eles, não há barreiras, nem o valor histórico do local, nem a importância simbólica da estátua do Cristo, muito menos a própria moralidade.

Até o momento, não se sabe ao certo quem praticou esse ato criminoso. No entanto, o que fica evidente é que o número de um partido político, pintado de forma irresponsável, representa não só uma tentativa patética de propaganda, mas também uma mancha na história e no patrimônio de Tanquinho. Mais do que nunca, é preciso que as autoridades tomem providências, não apenas para punir os responsáveis, mas para garantir que o respeito e o zelo pelos bens públicos sejam restabelecidos.

Tanquinho merece mais que isso. Merece respeito!

Por: Fábio Negriny / DRT 3307

TAGGED:
Deixe um comentário