Em entrevista à rádio Metrópole em Salvador nesta segunda-feira (21/10), o senador Otto Alencar (PSD) trouxe à tona um velho dilema da política baiana, quando o jogo é duro, a prioridade é sempre garantir o próprio espaço. E a disputa dentro do grupo da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para as vagas ao Senado Federal em 2026 não poderia ser diferente.
Com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, demonstrando interesse em uma das cadeiras, o clima estar visivelmente tenso. O momento é delicado, os atuais senadores, Ângelo Coronel (PSD) e Jaques Wagner (PT), já declararam que pretendem disputar a reeleição, o que lhes daria a prioridade por estarem no exercício do cargo. No entanto, o “Super-ministro” Rui Costa, figura de grande prestígio no grupo, também está na corrida, o que deixa a balança desequilibrada.
Otto Alencar, em um tom sereno, tentou minimizar a turbulência. “Vamos ter que encontrar uma saída que tenha a condição de acomodar todos que estão na aliança. Eu acho que vai dar certo, de alguma forma vai dar certo”, afirmou o senador. Ele deixou claro que não pretende romper com o grupo: “Devo lhe afirmar, você olhando os meus olhos aqui, eu não sou de deixar aliança, eu quero continuar na aliança, mas eu tenho que arrumar essas coisas da melhor forma possível. Eu vou caminhar onde eu estou. ”
No entanto, o fato é que as três vagas ao Senado Federal não comportam os desejos de todos. Com a afirmação de Otto Alencar, fica evidente que o consenso será difícil de alcançar sem ferir alguém dentro do grupo. Quem se lembra da política sabe, nessa disputa, o adágio “farinha pouca, meu pirão primeiro” nunca fez tanto sentido.
O desenrolar dessa escolha promete deixar marcas e, inevitavelmente, alguns medalhões da política baiana magoados. Afinal, o poder, quando em disputa, raramente permite uma divisão que agrade a todos. É uma dúvida de como será que o grupo vai lidar com essa dança das cadeiras até 2026. O eleitor baiano vai acompanhar de perto os próximos passos dessa trama entre PT e PSD.
Por: Fábio Negriny / DRT 3307