Nesta sexta-feira (5), o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, junto com a diretora da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, inaugurou a nova Casa de Parto no bairro Feira VII. Com um investimento superior a R$800 mil, a unidade se tornará um ponto de referência para mulheres atendidas nos postos de saúde da região.
O prefeito Colbert Martins ressaltou a importância do auxílio de um milhão de reais recebido do Ministério da Saúde para a construção da estrutura física da Casa de Parto, localizada na Rua Salvador, próxima ao Parque da Cidade. Entretanto, destacou que todos os equipamentos e a estrutura operacional, inclusive o quadro de pessoal, são mantidos pela Prefeitura.
“Essa Casa de Parto foi criada para atender as mulheres de Feira de Santana. O pré-natal será realizado nas unidades de saúde de toda a região, e as pacientes serão encaminhadas para esta Casa. Atualmente, o Hospital da Mulher é o que mais realiza partos na Bahia e, assim como ele, a Casa de Parto terá portas abertas, mas o atendimento será exclusivo para as mulheres de Feira”, afirmou o prefeito.
Gilberte Lucas, diretora da Fundação Hospitalar, instituição responsável pela administração da Casa de Parto, explicou que a expectativa é realizar 20 partos por semana. “Disponibilizamos todos os equipamentos essenciais, como cardiotocógrafo-monitor fetal, bilicheck, berço aquecido e incubadora de transporte. A Casa de Parto precisava estar a 20 minutos da maternidade, e a ambulância consegue chegar dentro desse tempo. Tudo foi planejado com critério e responsabilidade”, explicou Gilberte Lucas.
A secretária municipal de Saúde, Cristiane Campos, mencionou que todos os recém-nascidos que receberem alta sairão com a consulta pediátrica agendada e a dose da vacina BCG aplicada, prevenindo a tuberculose e suas formas graves.
Com a inauguração da Casa de Parto, Feira de Santana avança no cuidado à saúde das mulheres, oferecendo um ambiente especializado e equipado para garantir um atendimento de qualidade durante o parto.
Por: Fábio Negriny / DRT 3307
Fonte: Secom/ Fsa.