PUBLICIDADE

Agora é oficial: Donald Trump impõem tarifa de 50% contra produtos brasileiros

Política
2 Min leitura

O presidente americano Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (30/07) uma ordem executiva que joga gasolina no incêndio diplomático com o Brasil. A medida impõe uma tarifa extra de 40% sobre produtos brasileiros, somando um total de 50% de taxação. Donald Trump, decidiu que o Brasil virou vilão da vez e vai pagar caro por isso.

O texto, publicado pela Casa Branca, não economiza nas palavras. Trump invoca a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, de 1977, para justificar a martelada. Segundo o governo americano, o Brasil representa uma “ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional dos EUA.

 Donald Trump  resolveu colocar o dedo na ferida e chamou o processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro de “perseguição politicamente motivada”, acusando autoridades brasileiras de “graves abusos de direitos humanos”.

Mas o recado mais duro foi para um nome bem conhecido, Alexandre de Moraes. O ministro do STF foi citado nominalmente no comunicado da Casa Branca. Trump o acusa de “coagir empresas americanas” a censurar discursos políticos e entregar dados de usuários, tudo isso sob ameaça de multa, processo, congelamento de ativos e até expulsão do Brasil.

O comunicado encerra com um tom de filme de ação:

“Ao impor essas tarifas para enfrentar as ações imprudentes do governo do Brasil, o presidente Donald Trump,  está protegendo a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos de uma ameaça estrangeira. ”

Por: Fábio Negriny / DRT 3307

TAGGED:
Deixe um comentário