Na era da informação instantânea, onde a urgência de alguns divulgarem parece prevalecer diante de qualquer outra preocupação, a responsabilidade de quem noticia deve ser redobrada. Afinal, a falta de conhecimento faz o povo perecer, como já diz as escrituras sagradas. Isso significa que qualquer veículo de comunicação, seja tradicional ou digital, deve, antes de qualquer coisa, ter o cuidado mínimo de verificar a veracidade das informações que publica. O furo de reportagem não pode, jamais, vir à frente da responsabilidade de checar os fatos.
Nesta quarta-feira (16/10), uma situação que explica esse ponto ocorreu com a publicação de uma matéria no jornal A Tarde e, rapidamente, replicada por blogs e sites. A notícia tratava da rejeição das contas do partido União Brasil, referentes ao exercício financeiro de 2022, em Feira de Santana. O artigo apontava irregularidades graves na prestação de contas, mencionando que os responsáveis pelo partido à época eram o ex-secretário municipal Mário Borges e o ex-vereador Justiniano França. Segundo a matéria, as falhas somavam R$ 632.163,60, cerca de 79,92% dos gastos no período, com boa parte dos recursos, cerca de R$ 800 mil, provenientes do Fundo Partidário.
No entanto, o erro estava nos detalhes que fazem toda a diferença. Na verdade, em 2022, o partido era presidido por Alberto Magalhães Pimentel Júnior, e o tesoureiro era Cleudes Cerqueira de Freitas Júnior. Somente em abril de 2023, Mário Borges assumiu a presidência do partido, com Justiniano França como tesoureiro. A engano foi grave porque atribuiu a responsabilidade a nomes que não estavam envolvidos naquele momento, criando uma narrativa equivocada.
Essa situação nos traz de volta ao ponto central, o cuidado ao noticiar deve vir sempre antes da vontade de ser o primeiro a divulgar uma informação. A pressa pode comprometer a credibilidade e causar danos irreparáveis à reputação dos envolvidos. A notícia, por si só, já tem um impacto enorme. Quando mal apurada, pode alterar fatos e prejudicar a imagem de pessoas e instituições.
A lição que fica é clara. O que está em jogo não é apenas a prioridade de dar a notícia, mas sim a integridade com que ela é apresentada. Informar com precisão e responsabilidade é o compromisso que qualquer Programa de rádio, Televisão, site ou blog deve manter com seu público. Afinal, a verdade não é negociável e a confiança do leitor se constrói com a honestidade e o rigor no trato com os fatos. A forma como as notícias são transmitidas pode ter um impacto significativo, por isso é importante ter atenção na hora de noticiar.
Por: Fábio Negriny / DRT 3307