Um episódio grave foi relatado nesta quarta-feira (04/12) envolvendo o diretor do Conjunto Penal de Feira de Santana e o advogado Jan Clay Alves. Durante o programa “Diário da Feira”, transmitido pela Rádio Subaé 1080, o advogado criminalista Hércules Oliveira trouxe à tona um relato sobre a suposta agressão ocorrida dentro da unidade prisional, tendo como autor da agressão o próprio diretor do presídio.
Segundo Hércules Oliveira, o advogado Jan Clay Alves teria solicitado maior celeridade no atendimento dentro do presídio, o que, inacreditavelmente, resultou em uma reação violenta. Um vídeo, que já circula amplamente, mostra o exato momento em que o diretor dá um tapa no celular do advogado e, em seguida, junto com outras pessoas não identificadas, tenta imobilizá-lo.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Feira de Santana (OAB/BA) foi rápido ao repudiar o ato com veemência. Em nota oficial, assinada pelo presidente Raphael Pitombo e pelo presidente da Comissão de Direito Criminal, Daniel Vitor, a entidade classificou a agressão como inaceitável e uma grave violação das prerrogativas da advocacia. “Atos violentos não só atingem o colega advogado, mas afrontam toda a classe”, destaca o comunicado.
A situação, que fere diretamente o exercício da advocacia e o respeito às instituições democráticas, já está sendo tratada pela Procuradoria de Prerrogativas da OAB Bahia, que promete tomar todas as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos e garantir a defesa dos direitos dos advogados.
Ainda nesta quinta-feira (05/12), advogados de Feira de Santana se reunirão para discutir os desdobramentos do caso e articular ações em resposta a tamanha afronta. O clima é de indignação e cobrança por providências urgentes.
Por: Fábio Negriny / DRT 3307