O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. Essa data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, e tem como propósito destacar a importância da cultura afro-brasileira, bem como promover reflexões sobre a história, a luta e as contribuições dos negros para a sociedade brasileira.
O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, como um feriado em diversas cidades brasileiras, especialmente em escolas e órgãos públicos, para promover atividades que abordem questões relacionadas à igualdade racial, combate ao racismo e valorização da cultura afro-brasileira.
O Movimento Negro Unificado celebrou ontem a 37ª Comemoração da Consciência Negra, na cidade de Tanquinho esse dia tão importante não passou sem comemorações. Com o total apoio de a prefeitura municipal o Grupo Renascer se apresentou em um belo Desfile, juntamente com o grupo de dança composto por Jovens moradores do Município, além de uma enriquecedora palestra com os Professora Marcela e Cláudio.
No evento foram homenageados o Professor Edmundo por sua importante representatividade no município de Tanquinho, e também Goga da Saúde, e Noca.