Há cerca de um século e meio, tropeiros que comercializavam gêneros alimentícios entre Jacobina e Cachoeira, costumava fazer uma parada para descansar à margem de uma nascente conhecida como Tanquinho do Gonzaga, distante 2 Km da atual sede do município.
Numa das secas que periodicamente castigavam a região, o Tanquinho do Gonzaga secou e os tropeiros tiveram que mudar o percurso que era feito por trás do monte, passando a ser feito pela frente do mesmo onde descobriram uma nova nascente que denominaram apenas de Tanquinho.
Este local passou a ser o novo ponto de encontro e pousada dos mesmos, que com o passar do tempo foi-se povoando e por volta de 1870, já contava com cerca de 15 casas.
Hoje a maravilhosa cidade de Tanquinho faz parte de um dos pontos turísticos do estado da Bahia, o famoso monte da EMANCIPAÇÃO. O Monte da Emancipação, uma elevação rochosa à beira da BR-324 se destaca na paisagem do município, assim como o minadouro, um manancial de água potável, responsável pelo nome do município. No que diz respeito aos biomas presentes, o município abriga dois importantes biomas brasileiros a caatinga e a Mata Atlântica.
Quem conhece pela primeira vez a cidade de Tanquinho, se encanta com o seu povo hospitaleiro, acolhedor e amigo. Como diz uma Estrofe do Hino da cidade de Tanquinho, faz um resumo do povo valoroso tanquinhense.
“Território pequeno se tem
Ó Tanquinho é viveiro fecundo
De homens fortes prestantes de bem
Tem grandeza a melhor deste mundo.”
A prefeitura Municipal de Tanquinho, que tem como seu gestor o jovem Prefeito Zé Luiz, preparou uma vasta programação para homenagear a maravilhosa cidade que faz aniversário completando este ano de 2023, 65 anos de emancipação politica.
Confira como ficou a programação:
– 08h30min Missa Solene em ação de Graças ( Igreja Matriz Santo Antônio)
– 10h30min Hasteamento da Bandeira ( Praça Aldo de Lima Pereira)
– 16h00min Arrastão da emancipação com as seguintes atrações:
*Timbalada
*Vem com Baily
*Marinho