Deputado deixa a Vice-Liderança do PL para a assumir nova função na Casa Legislativa
Com a chegada do final de 2024, os preparativos para o início do novo ciclo começam nos bastidores do Congresso Nacional. O Governo Federal não terá vida fácil em 2025, pois nesta terça-feira (17), o deputado federal Capitão Alden (PL-BA), foi designado como novo Vice-Líder da Oposição na Câmara Federal.
De acordo com o parlamentar, a Bancada de Oposição a gestão Lula seguirá com um trabalho coerente e sempre focado nos interesses do povo brasileiro. O militar baiano reforça que não admitirá nenhum projeto enviado do Poder Executivo com “surpresas” nas entrelinhas dos textos, os chamados “jabutis”.
Capitão Bolsonarista, que ocupava a função de Vice-Líder do PL na Câmara Federal, foi promovido para este papel de destaque frente a Bancada de Oposição. Agora ele vai liderar 115 de um total de 513 deputados de diversos partidos que compõem o Bloco de Oposição ao Governo Lula.
“Toda a missão dada, será cumprida com responsabilidade. Nosso compromisso será firme e claro: defender nossos princípios e valores, lutar pela nossa liberdade, fazer a defesa intransigente das nossas forças de segurança, lutar por um Brasil mais justo e sem as amarras ideológicas”, disse Alden.
Os deputados federais na função de Líderes e Vice-Líderes de Oposição acumulam uma série de atribuições importantes no processo legislativo e na articulação política. Eles também participam do Colégio de Líderes – órgão que, entre outras atribuições, define a pauta de votações do Plenário da Casa Legislativa.
“Recebi uma nova missão de batalhar como Vice-Líder da Oposição na Câmara em 2025 ao lado do meu irmão Zucco que será o novo Líder na Casa, e ambos sob a direção e orientação do nosso sempre Presidente Jair Messias Bolsonaro. Já iniciamos os trabalhos para tornar 2025 um ano de base sólida para 2026!”, afirma Alden.
PRERROGATIVAS DOS LÍDERES
Proferir comunicados de liderança em qualquer momento da sessão;
Orientar sua bancada durante votação em Plenário;
Indicar membros da bancada que irão integrar as comissões;
Participar dos trabalhos de qualquer comissão (mesmo daquelas em que não for integrante);
Os líderes também podem subscrever proposições de iniciativa coletiva representando a bancada;
Declarar obstrução da bancada (instrumento regimental destinado a impedir que se alcance o quórum para votação de determinada proposição);
Apresentar destaques para votação em separado de trechos de uma proposição.
Por: Ascom / Cap. Alden