Na tarde desta última segunda-feira (20/05), a Vereadora Eremita Mota reuniu-se com representantes do Conselho Tutelar de Feira de Santana para discutir a votação do projeto que abrirá mais um conselho na cidade. Durante a reunião, também foi colocada em pauta a necessidade urgente do reajuste no salário dos conselheiros, que trabalham incansavelmente de domingo a domingo e merecem uma remuneração justa, comparável a outras cidades.
A iniciativa para deflagrar processo legislativo envolvendo a remuneração dos Conselheiros Tutelares do Município é prerrogativa do Chefe do Poder Executivo. Dessa forma, deve prevalecer o veto lançado sobre a emenda proposta pelo Legislativo que determinava a majoração dos valores a serem pagos. Diante dessa situação, os representantes dos conselhos tutelares de Feira de Santana têm buscado uma solução junto às autoridades.
A Vereadora Eremita Mota reconheceu a importância dessa categoria, destacando que esses profissionais são fundamentais para as comunidades onde exercem sua função de agentes comunitários. “Eles dialogam acerca das dificuldades, das vulnerabilidades, da prevenção, da reparação de casos de violência junto à comunidade. Eles fazem a interlocução com os equipamentos da rede de proteção social e das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Eles merecem toda nossa atenção e empenho em suas demandas”, afirmou Eremita Mota.
Este encontro é ainda mais significativo na semana em que celebramos o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. É uma causa pela qual todos devem lutar, buscando melhores condições para aqueles que protegem os direitos das crianças e adolescentes. A reunião reforça o compromisso de Eremita Mota e do Legislativo de Feira de Santana em apoiar e valorizar o trabalho dos conselheiros tutelares, que desempenham um papel crucial na proteção dos mais vulneráveis.
Por: Fábio Negriny / DRT 3307